Language: English Korean

O Escultor das pragas - Carve Doctor

Created by Soratori on Dec 26th 2016 (Last Updated: Aug 27th 2017).
This is a public build.
24
Bem vindos, todos os interessados pela classe. Especialmente aos novatos.


Esse tutorial tem como objetivo esclarecer melhor o playskill [variado e divertido] da árvore do cleric e também como montar os combos de forma eficiente visando os focos de cada player. Atualmente dentre as opções pra end game na árvore do cleric, o Plague Doctor tem seu brilho sob situações em que cumpre o papel como ninguém. Falemos mais a respeito.



.: Sumário :.
I - Motivos e interesses
II - Contras
III - Status e equipamentos
IV - Distribuição de pontos
V - Outras opções de classe
VI - O Rework, ah, o rework
VII - Conclusão
VIII - Agradecimentos


__________________________________________________________
I - Motivos e interesses:

Porque ele é mais do que uma roupinha bonita.
__________________________________________________________


Nessa build, o centro-alvo é suporte somado a dano massivo em área. E quando se trata de dano em AoE a classe tem nome - Plague doctor.

Logo, essa build é um suporte ofensivo em AoE. Mas o que é AoE?

Então amiguinho que tá lendo esse tutorial, Soratori explica:
AoE é como chamamos o alcance em área do dano de determinadas skills. Uma magia em área possui seu respectivo AoE, logo alcance do dano dela. Isso pode variar não só ganhando mais AoE ratio Attack como AoE ratio defense.

No Doctor isso se aplica ao Death Black Steam, skill que ele ganha no ciclo 2: Você espalha Poison em área e os monstros atingidos irão sofrer perda de HP contínua. O combo vem com Pandemic, onde você passa todos os status negativos inflingidos aos mobs em uma área de alcance.
A skill é literalmente uma epidemia, onde você contagia todo o mob passando não só a peste, como outros status negativos que tiver inflingidos aos inimigos.

Potencial ofensivo grande, e por mais que inferior ao do Inquisitor SE FOCADO EM UM ÚNICO ALVO, o fato de ele ser espalhado em grandes grupos de mob traz o brilho da classe caso o inimigo esteja sob algum debuff.

E novamente, o combo com o dievdirbys é bem vindo. As estátuas do dievdirbys possuem efeitos de suporte, como também, de status negativos. Em área.
Slow.
Silence.

Isso somado ao Black Death Steam, são possibilidades grandes de espalhar debuffs.

É realmente uma peste.


E um suportão bem bacana: Nos ranks anteriores , o Heal dá cobertura aos danos recebidos pela party, Divine might e as estátuas [Ausrine /Laima] recebem destaque. No núcleo da build, o Healing factor é suficiente pra manter o HP sempre cheio e sendo resistente isso te torna imortal em determinadas situações. Além, a prevenção de bad status pode ser um trunfo importante em casos de letalidade.

Mal posso esperar pelo ciclo 3.


__________________________________________________________
II - Contras:

Nem tudo são flores.
__________________________________________________________


1 - A síndrome de anjo caído da Miko/Kannushi – sem asas, de grande potencial mas não pode mais voar:
Essa build não possui muitos problemas, mas está longe de ter toda a sinergia e utilidade que já teve um dia.
Sabemos que a IMC está buscando equilibrar as classes e o dievdirbys agora está focado em dar support. Até houve mudança na cor do brasão de amarelo pra verde.
Bem, eis que antigamente o uso de Hamaya dava muito dano. A duração da skill foi diminuída drasticamente.

E também,

Poucos pontos. Só um ciclo.
Ou você tem Kagura ou tem Clap. Miar os pontos meio a meio vai te trazer um pato.

Um pato nada, um pato voa, um pato corre.
Mas não voa tão rápido quanto um beija flor.
Não nada tão bem quanto um peixe.
Nem corre tão bem quanto um cavalo.
Faz as três coisas. Mas faz de qualquer jeito. Faz mal. Nesse caso, o hibridismo não vale a pena.

Mas ambas são boas.
A questão é - realmente boas.
Uma vez que haja o dievdirbys, a preferência por Clap sobressaiu - o que não implica que Kagura é ruim. Kagura é uma opção MENOS VIÁVEL nessa build. Discutiremos melhor na seção da Miko.

2 - Intervalos de cast :
Além, o cooldown do dievdirys é alto mesmo sob Laima pra poder ter jogabilidade suficiente de se afastar das estátuas. O gameplay se torna mais fixo nelas por mais tempo, o que impede que haja uma exploração mais rápida do mapa. Não é como se fosse uma coisa muito ruim, mas também não é boa.

Há, também, pós-rework, um problema sério em relação ao escalonamento de dano do Carve Owl. O renewall trouxe menor duração as estátuas, tornando carve owl realmente algo dispensável. Um trabalho pra manter elas de pé muito grande pro custo-benefício valer.

Ok, Soratori. Eu estou vendo você reclamar muito da sua build.
Porque ainda sim a fez?

Olha amizade, nem sempre ela foi assim. O Carve doctor já foi a melhor coisa feita pela IMC até as últimas atualizações. Mesmo o dievdirbys e Miko nerfados, a build ainda tem o seu potencial. Laima permanece dando slow em área somado ao ash carve tree. Ausrine pode não ter a mesma sinergia com a Melstis [Sim a Meltis do Krivis também foi reformulada] mas ainda traz uma imunidade interessante.

Tendo a prática certa essa build é deveras divertida.
Não desista. :v

Mas caso desista veja a seção de builds alternativas. Soratori dá as opções, nada de impor build pros amigos.

3 - A boa e velha disputa por Boss:
O dano SE FOCADO EM UM ÚNICO ALVO E MASSIVO [o que chamamos de burst] pode ser alcançado com maior eficiência em outras builds que levem Inquisitor ou até mesmo o próprio Plague Doctor combinado de outras formas. Em World Boss, a disputa por damage caiu já que agora o Incineration e Black death stacka se usado por outros players, o que torna interessante a longo prazo.

4 - Cobranças do end game :
Há a falta de priest c1, um dos requisitos pra dungeons de end game pelo ressurect. Pode vir a fazer falta, como pode não. Depende de com quem joga e como joga. A sinergia dessa build é suficiente pra em end game haver combos que possibilitem a sobrevivência. Mas sempre ocorrem contratempos...

Há a falta de oracle, também conhecido como previne-spell. Essa classe é valiosa em sua utilidade, porém não soma em nada a sinergia já que dievdirbys sem a Miko é um chocolate pela metade.

__________________________________________________________
III - Status e equipamentos:

A matemática da coisa toda
__________________________________________________________


CON e INT são os únicos atributos os quais você irá precisar pra essa build. Motivos?

Costumo falar dos dois em uníssono porque geralmente se visa os status tentando reforçar alguma intenção na build, e os equipamentos em si fazem o mesmo. E a questão é:

Qual o foco?
Sobrevivência, support e dano mágico.

Quanto mais CON, mais HP. Quanto mais INT, mais M ATK. É uma fórmula simples, que ficou mais ainda com a atualização.

Dependendo da sua flexão de build, SPR será bem vinda. O consumo de mana nessa build se tornou muito maior e a necessidade de carregar pots de SP faz-se presente. Isso resolve o problema em alguns casos menores onde há espaço pra seu Weight.

Em alguns não há. Mas não é o caso dessa em específico. Falemos mais disso posteriormente.

.: Support ofensive :.

O foco é combar ainda mais potencial pra dano e sobrevivência.
Antes do rework, o 5Hammer era sem sombra de dúvidas a melhor opção de uso de arma até mesmo até o 315.

Não é mais.


Por um motivo bem bem simples - a mecânica de damage da IMC pro TOS foi modificada. Agora, armas mais próximas do seu level e com maior ataque escalam melhor o potencial de seu personagem. Exatamente pra tentar reduzir o uso dessa arma que tava praticamente febril. Bom trabalho, IMC, hahaha.

Até o mid game o uso da arma é realmente algo a ser usado de qualquer forma. Pega a que tá mais viável e é isso.

Pra mid em diante, temos opções.
Corona Rod pra quem foca dano e quer algo mais rápido porém útil. Catacombs pode ser uma opção pelo HP e ainda bom damage, mas realmente mais pelo dano.

E Circle rod, o melhor do 220, dando CON e a maior quantidade de M ATK possível. Esse é um pato bom.
Além, pós isso, os 270 mais destacáveis são das hunting grounds.

Aqui https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fP4G1JjL2pj6wMfpL_3o9pFWYIKpr3QnYgQ-XTfK21k/pubhtml temos todas as opções e onde se encontrar esses equipamentos.

Migantis Rod é a opção mais viável até o 315, depois disso, Pevordimas. Acima disso somente as armas vermelhas, conhecidas como as transcendíveis. [Vieranasis, Heart of glory, Skull Smasher...]

Em armas, a gema vermelha deixou de ser um trunfo interessante. Gemas azuis tornam seu dano mágico maior e é estável – em contraste com as vermelhas, que aumentam o ataque máximo mas deixando uma oscilação que pode não ser proveitosa.

Em armaduras, gemas de DEF/M DEF > HP. Na luva geralmente se usa a única gema de monstro possível no char, sendo muitas das vezes escolhida a gema de Heal [No caso a Hanaming Gem https://tos.neet.tv/items/643716 ]

O foco de todo char com HP médio sem contar com as armaduras e gemas em end game é 25 ~ 30 k. Levando em conta mais que isso [pq o suporte é o último a cair] dentre 50 a 100 de CON contra 250 a 300 de INT. Caso esteja bem equipado e já tenha se habituado com o jogo, Full INT é muito conveniente.

O fato é que as armas dão uma quantidade de damage interessante e como o cleric tem potencial de sustain em HP e redução de dano investir em sobreviver pode ser mais eficiente do que em dano. É o bom e velho stall game.

No atual game, pra up eu sugiro preferir full INT. Os mapas estão relativamente mais fáceis, mas não se engane - cleric também morre. Espera chegar nos mapas do lv 300 + .

Essa é a minha preferência em relação a focar uma vida de up. De up. Bom H P somado a bom dano é o melhor pra dungeons de real interesse como Earth tower e afins, onde há a exigência de maior quantidade de HP pra você que é cleric. Não tem taaanto HP pra conseguir levar um mob nas costas mas a Ausrine e Safezone são trunfos importantes que tem que ser levados em consideração aqui - a sobrevivência. Bom investimento em equips também te torna autosuficiente pra que aquela run na DG solo não termine em morte.

No caso, a sua.

A quantidade de DPS é significativa sem a INT ser full se estiver bem equipado.

Choices.

De forma geral mais do que 100 pontos em CON não se faz necessário a não ser que realmente meta logo a resistência a sério e faça logo full CON. Deve pegar ali entre seus 80 k + de HP. A cada rank que se pega há um aumento de DEF e M DEF [ se não me engano de 10%] o que faz com que os chars tenham uma bonificação de resistência assim que pegam rank.

Isso é motivo pra investir de vez em resistência ou pra aliviar a mão nessa parte pra poder se sentir seguro pra investir em dano. Como sempre o ToS sendo uma faca de dois gumes. Em média, 2000-2200 de P e M DEF são o recomendado pra lidar com o end game.

@Edit: Agora com a modificação, INT está diretamente ligado ao ataque da skill, mas inferior ao escalonamento das armas. Ainda sim, valorizar esse atributo implica não só em maior M ATK, quanto em maior dano base da skill. Logo é um investimento duplo. E que vai ser bem notado a diferença. Builds com mais CON realmente terão potencial mais sobrevivência e menos dano. É um cuidado a se chamar a atenção.

Soratori, e quanto as cartas?


Oh sim. Já ia me esquecendo. Obrigado especial ao amigo que me lembrou nos comentários. Thanks Lothuss.

Pra essa build em específico, Chapparition é indicado. A Chapparition dá o seguinte efeito:

Magic Attack +[★]% for 4 seconds after using SP potions


Ou seja, sempre que você potar algo de mana vai ter um aumento significativo de M ATK. Eu aconselho ela porque dá pra stackar o efeito e tendo, após a reformulação do sistema de cartas, 3 de 10 estrelas = 30% de M ATK a mais.

Bom, né? :v Os focados em INT amam esse boost.

Gostaria de mencionar também que dá pra acumular o tempo de duração usando mais de um tipo de poção . Ou seja, agora dá pra stackar o efeito. Use uma, espere os 4 segundos acabarem e pote outra pra ter novamente o boost de M ATK.

Há os mais focados em boss [cujos mesmos eu indicaria outras builds] que teriam eficiência com a Tomb Lord. Seu efeito é:

[Number of Cards]% additional damage against Boss-type monsters


Também stacka. Mas não por nível de estrelas, somente quantidade de cartas. Ou seja, não há a preocupação com upar as cartas. Sim, as cartas upam. Assim como as gemas. E dá um pouco de trabalho.

Caso queira mais resistência pra deixar o support mais fluido, Nuaele dá um boost bacana pra M DEF. A mesma coisa pra Gray Golem. A Golem normal daria uma boa DEF porém há o contra de não se usar poções de HP num cleric plague doctor por motivos de sempre estar com bom sustain de heal.

O efeito de ambas, respectivamente:

Magic Defense +[★]

Physical Defense +[★]


Também stackáveis. Porém note que o aumento não é significativo em porcentagem, e sim somado normalmente com o número de estrelas.

Gostaria de reinterar que o sistema aparentemente não ta completo, tenho a sensação de que vai haver um multiplicador ali naquele ícone central. Resta esperar pra eu poder dizer com mais certeza como seriam os combos. Aguardem.

.: Necklace: Agny x Animus :.

Esses dois provavelmente serão os mais proveitosos uma vez que tu tenha Plague Doctor iniciante. Em minha humilde opinião de fanático pela árvore dos cleric, a segunda opção é válida em situações com maior CON em relação a INT.
Também extremamente útil caso invista em awakening de regen de HP. Em casos de INT mais acentuada, o dano principal do seu char [incineration] vai ser buffado com o Agny pelo match do elemento fogo.

Mas com o nerf do mesmo ele pode não ser tão significativo quanto o do Animus. Vai depender do seu investimento. Comece de Agny, termine de Animus.


.: Outros equipamentos :.

Archmage bracelet https://tos.neet.tv/items/603108 e Rhevisan https://tos.neet.tv/items/603109 nos acessórios são uma boa opção pra offensivo/defensivo, enchant hats focando em M ATK e HP > Linhas de ataque elementais > M Amplification. Em casos raros há mov speed.

Raros.

Sets eu deixo a escolha. Alguns gostam de linhas de ataque, outros de mais DEF. Outros usam set Cloth. Outros Plate. Realmente eu não acho que tenho propriedade pra dizer que há algo em específico já que sempre há mudanças de acordo com a evolução no game. Reflita a respeito disso de acordo com os respectivos efeitos que há nas passivas do cleric master sobre equips. SP/HP, vai na tua necessidade.

Por questão de recomendação, sets plate. Eles vão variando conforme for chegando no end game. Eu, Soratori, uso o Virtov Plate pra casos de mais sustain, e War Mage pra casos de mais dano.

De toda forma entre war mage ou virtov plate você vai acabar trocando quando chegar em earth tower pro set Lolophanter. Depois Solmiki.

__________________________________________________________
IV - A distribuição de pontos

Choices.
__________________________________________________________


.: O cleric - 2 ciclos :.



Motivos: Divine might e Fade liberados no c2. Heal mais eficiente. Bem, sabemos que nosso queridinho cleric é a única das classes disponíveis em todo o game com potencial pra heal. Usar de apenas 1 ciclo te deixa com 2 overheats de 5 células cada.

Isso, se visado curar um grupo inteiro, é insuficiente. Você quer ser healer ou não? A diferença do ciclo 1 pro 2 é essa.


Com 2 ciclos em cleric você tem disponível 22 células de heal [Lv 11] por cooldown, já que não só é liberado o Heal em lv 10 como também a Divine Might. . Torna-se mais interessante e as vezes mesmo assim não é suficiente. No c3 o cleric pode dar dois tapetes de heal 4x4 e isso é mais próximo de um heal perfeito. Uma possibilidade em algumas árvores, mas nessa em específico o c2 é suficiente. Acesso a divine might [possibilitando sempre + 1 lv em todas as skills, por isso o lv 11 citado na heal], Safety zone pra casts seguros sem interrupções, Fade pra perder o aggro dos mobs e cure lv 10 escalando dano até o end game.

> Heal Lv 10 : Todos os pontos passíveis de por nessa skill serão bem aproveitados, tanto em suporte quanto ofensivamente. A heal é uma skill que se o usuário estiver sob efeito de Blessing, ira ativar um hidden effect em que ela hita DUAS VEZES. Bosses tomam todas as células e o dano escala com INT. Sim, tem cleric que usa isso pra bater. E dói.

Além de claro você curar seus amiguinhos, né? Vamos as prioridades. Amigos > boss. Voce terá outras 76386428734 pra bater. Pra curar não.


> Cure Lv 10: Cure escala com INT. No lv 10 você tem muitos hits, intervalo de um a outro pequeno o que TRAVA O MOB e em end game alto potencial pra alvo único. 1,2 x INT como dano base em 28 hits fazem da skill uma boa escolha para aquele cleric que quer se virar no up e/ou pegar aquele 1 lugar maroto nos boss das dungeons.

> Safety zone Lv 4 : Aqui temos o primeiro impasse. OU você maximiza cure, OU você maximiza Safety Zone. Muita skill pra pouco ponto.

Tá, mas porque então você preferiu maximizar a Cure? Safety Zone me parece uma skill muito boa pra suporte e proteção, Soratori. Só 4 pontos é suficiente??

E você está certo, amiguinho. Porém é agora que eu te lembro de um detalhe: O buraco é um pouco mais embaixo:

Há as skills passivas.
Elas fazem TODA a diferença. Acredite. Esse é o primeiro caso, como exemplo.
Vamos lá: A skill passiva do Safety Zone, se maximizada, irá lhe bonificar 20 Block counts. No lv 4, a skill possui 28 block counts.

SE MAXIMIZADA ao lv 10, teria 40 block counts. Uma diferença de 12. É muito.
Se a skill durasse tempo suficiente pra tankar os 40. A duração da skill é de apenas 20 segundos. Vão haver casos em que é - como em situações que lidará com mobs com mtos indivíduos. Mas, de forma geral, A Safety zone no lv 4 é suficiente pra te proteger de boss E em casts que não podem ser interrompidos, já que futuramente nessa mesma build teremos acesso a imunidade. Falarei disso quando chegarmos no Dievdirbys.

> [A realmente divina] Divine might Lv 5: Skill de support. Dá + 1 lv aos próximos casts de skill. Cada lv aumenta em + 1, chegando assim a + 5 utilizações. Pra PT toda.

Em skills de rank 8 [atual máximo] que tem o lv até o 5 isso faz uma diferença absurda. Hidden class também. Em casos como o típico priest que tem mais skill do que ponto, também. Enfim, só elogios. 20 segundos de cooldown, extremamente rotativa. Não boto mais pontos porque não cabe.

> Fade Lv 1: Infelizmente, poucos pontos. É útil?? Sim. Mas a cada level dela há um aumento de 2 segundos. A diferença do level 1 [12 segundos] pro level 5 [20 segundos] é pequena pra sua utilidade - fugir do aggro dos mobs ou rotar cooldown, variando com o Safety zone em relação a proteção.

Lembrando que o efeito da skill pega em todos da party.
Liberada somente. 1 ponto. E ta bem útil assim, acredite.

> Desprotect zone: Aqui tínhamos uma skill com um passado um tanto quanto interessante.
SE você fosse um char que utiliza de SPR [priests em geral] essa skill podia ter potencial. Em testes, - 600 de DEF em boss se utilizados 3 pontinhos.
SE.
Caso não, os pontos não valem. Motivos:

1 - Você só usaria ela em casos de aliados meelee. Pra ter uma diferença muito baixa de DEF. Útil em early game. Em early game.

2 - Alvo único preso no chão. Boss pode sair de cima fácil. Olha essa área. :T



3 - 14 segundos de duração no lv 5. Bastava 1 lv pra ativar a skill e usar investimento de duração nas passivas.

1 ponto praqueles que querem utilizar dela. Utilidades? O Stack no weakness defense pra usuários de sword é interessante SE houver pelo menos um com alto de hits por segundo. Fora que serão necessários 3 fucking pontos . Um debuff = mais tempo de duração na incineration. E quanto mais tempo, mais dano. Falaremos disso melhor posteriormente. Tirar de onde? Bem...

Fica a sua escolha. :v
Lembrando que pra piorar ainda mais a sua dúvida, dá pra passar esse debuff por Pandemic e por consequência ganhar mais alguns segundos preciosos de dano no Incineration. <3


E o problema - o rework.
O escalonamento com a SPR se foi. Agora ele é fixo. E diga-se de passagem, semi-inútil. Única utilidade - maior duração da Incineration. 1 ponto se for usar, 3 pontos em safezone. Provavelmente utilizado somente me builds de Monk pra ativar um hidden combo com a Palm Strike.

.: O Dievdirbys - 3 ciclos :.


Motivos: A estátua da Ausrine no ciclo 3 é liberada. Potencial máximo de Carve Owl e Carve Tree [liberados a partir do ciclo 2] tanto em duração quanto em dano.

Temos aqui uma classe de potencial interessante.

> Vakarine Lv 1: Útil. Teleporte grátis. Pode te ser conveniente em mapas ausentes de TP caso esqueça os pergaminhos e não queira usar as cidades como conexão. 1 ponto não custa.

OS BOATOS CORREM DE QUE Faz-se necessário apenas um ponto pra usar de forma conveniente a levar toda a party: Se todos clicarem na estátua antes do teleport, dá pra levar todos. Mas eu testei e não consegui tal proeza. Resta a quem pegou o esquema deixar nos comentários ou nunca existiu. :v

Caso faça os testes e não consiga e ainda sim queira levar a party toda, 4 pontos são necessários nessa skill. 4 pontos = 4 pessoas. Some divine might e a PT toda pode sair desbravando o mapa por aí com o custo de 01 madeira de 20 Silver.

> Carve Attack Lv 1: Bem, essa skill por ter 3 overheats e 5 hits de damage acaba por encher os olhos do pessoal em early e mid game em relação a damage.

Mas eu botei só 1 ponto.

Ok, a justificativa:
1 - Skills que escalam dano com STR/DEX pra maior ATK/critical também escalam com as gemas vermelhas da arma. E isso por si só compensa mais do que o investimento nesses atributos pra escalar o dano. Valeria então por ela em lv maior, não?
Não.

Ok, porque 1 ponto então se ela não tem "utilidade" pra DPS?
Justamente pela quantidade de hits. Infinitas são os obstáculos que perdem 1' de HP por hit, que tal 15 hits fáceis? Então. Aí. Quebrador de torre.

> Zemya Lv 12 +:
Zemya é a estátua que reduz o consumo de SP, mas o benefício só passa a ser eficiente em level alto, já que a regeneração de mana é desativada.
Em leveis acima do 12 há vantagem. Abaixo disso só em casos convenientes. Agora pós rework com o consumo de mana elevado nas skills de plague doctor há a real necessidade de por pontos aqui, parceiro. Caso contrário mantenha seu estoque de potion de SP alto.

> Laima Lv 6 +: Essa aqui é uma benção. O Cooldown de forma geral dessa classe em específico é alto e ter essa estátua é uma grande ajuda na manutenção e rotação das skills, não só do próprio dievdirbys como dos aliados, já que ela o reduz em 20% em um alcance muito bom .

Porém, por lv, a redução de Cooldown não escala. São sempre os 20%. O lv escala somente a duração da estátua.

Aí começa o impasse. Lv 5 já é suficiente pra que você tenha a duração dela rotativa em comparação com o cooldown dela. Muita duração, sempre de pé sem preocupar muito. Além, com divine might eu consigo pegar em ambas o dobro da duração em relação ao Cooldown. Clap agradece.

De forma geral essas duas [Laima x Zemya] podem ficar 9/9, 12/6 ... Não tem problemas. Vai do usuário. Lembrando que a skill passiva da Laima inflinge Slow mov. speed no mob e isso já é um debuff suficiente pra desferir Incineration na área de alcance da estátua. Mas aumentar Laima compromete a redução do consumo de SP da Zemya. Aumentar Zemya não reduz em nada na Laima.

> Carve Tree Lv 10: Silence é um status negativo que a classe tem acesso no ciclo 2 e isso reduz bastante o potencial ofensivo do mob. Silenciados, o uso de skills é vetado aos inimigos que estiverem na área de efeito. Não sei se há a necessidade de falar mais pra comprovar a importância dessa skill no lv máximo, né? Em PVE, esse é um trunfo significativo já que muitos mobs perdem o uso de skill e poucos resistem ao debuff.

> Ausrine lv 5: E, no ciclo 3, o trunfo do dievdirbys: a imunidade trazida pela Ausrine. Por mais que em poucos [porém suficientes]segundos, me fez ter como escolha o dievdirbys pra cobrir os ranks 3-5 da minha build. Tá lv 5 porque não tem como por mais. Ciclo 3. São 20 segundos em que você é invencível.

Pós Sweeping, 22.

Entenderam porque a build leva o diev? Cleric não é só dano.

Show more respect bitches


> Carve Owl Lv 10:

E vamos aqui a meu lamento.
Infelizmente essa skill já teve um potencial incrível.
Teve.
Em relação a damage, o dievdirbys já sofreu menos. O carve Owl tem dano: 3 hits a cada baforada, tendo 2 overheats. Atualmente as estátuas perderam um dos seus contras [a possibilidade de knockback afastar elas do alvo] se tornando fixas, logo focando o dano em boss de forma eficiente.

Houve uma redução do cooldown dessa skill.
Mas da duração também.

Deus dá, deus tira.


Ainda sim, vale maximizar. Não é o melhor dano do personagem, mas é um dano. O combo com a Miko será discutido melhor agora.

.: Miko - 1 ciclo :.



Atualmente, a Miko [antiga febre dos cleric] é o amor [e ódio também, olha essa fucking quest magnificamente traduzida por um dos usuários do fórum cujo ainda não descobri :T caso esteja lendo esse tuto obg amigo]

em forma de hidden class e tem trazido boa sinergia com várias classes, mas em específico nessa build, o foco dela é cobrir o dievdirbys.


Lembrando que pra se fazer a quest da Miko é OBBRIGATÓRIO que o char seja FEMININO desde o início até a finalização da quest. Depois de fazer fica a seu arbítrio ter a Miko ou a versão masculina, Kannushi trocando de sexo novamente. E ae aproveitar de todas as fantásticas utilidades da classe e sinergia.

Inclusive ter esse lindo chinelinho com meia:



Mas deixando o chinelo e falando em sinergia,
> O Clap [Lv 5] é uma skill que mantém a duração de instalações por mais tempo. Isso se aplica e muito bem nas estátuas. Uma vez que há menos cooldown [devido a Laima] a duração das instalações dura além da reposição, podendo FAZER MAIS ESTÁTUAS do que o limite do overheat, tendo assim um acúmulo de estátuas.

Tu faz as estátuas, deixa elas durarem. Tão acabando? Bate palma. Nisso elas vão durar mais e o cooldown acaba. Faz mais.

E assim você tem estátuas infinitas e pra sempre que dependerão somente do block pra cair.
Não. Só pode 5.


Atualmente é possível até 5 carve owl em campo. Lv 12.

Ué. Mas como se o lv máximo do Carve Owl é 10, Soratori? Como Lv 12?


> Sweeping Lv 1 ou 4: Sweeping varre o campo e aumenta o lv de círculos e instalações em +1. É um divine might pra instalações. O level escala com a duração do “terreno limpo”. Em lv 1 é curto mas suficiente pra esculpir duas estátuas. Depende do seu gameplay.
E, novamente, as estátuas. A sinergia da Miko com o dievdirbys não só aumenta a duração das suas estátuas como também as eleva em 1 level.

Interessante, não? Não acabou.

Com divine might e sweeping dá pra alcançar até o lv 12. O custo benefício não e´dos melhores em relação a ter dano, mas manter isso vai do player.

> Hamaya Lv 5: Em relação a dano, a Miko traz, no rank 6, uma skill com AoE alto e DPS - O Hamaya. Ela não tem limites de hit, e sim de duração. A duração está a sombra do que já foi um dia. Mas ainda sim, é perigosa sob combinações de skill.

Vale a pena passar pela tortura da quest [por ser uma hidden class] pra poder ter esses benefícios, não acha?

> O melhor [só que não] dispell disponível no game - Gohei Lv 1 ou 5:

Não tão melhor assim depois da atualização. Mas ainda bom. O dispell deixou de ser o melhor, pra ser só mais um. E mais 4 overheat pra ajudar a quebrar obstáculos.

MAS, usemos lv 4. Porque não dá pra por 5.
Porque?
Damage.
Sim, acredite, a Gohei pode ser útil com esses 4 pontos. 301% do seu M ATK base dão a Gohei 8 hits interessantes pra dar aquela finalizada em limpar mob.

> Kagura Dance lv 3:Caso use Gohei em lv 1 a sua Miko além de tudo, ainda dança. Inclusive essa, foco em outras builds. Todo golpe meelee ganha um bônus de ataque podendo chegar a até 60% [se no lv5] de dano em relação ao hit ao qual escala essa linha.
Pra nossa build, todos os pontos restantes vão a ela caso deixe Gohei no 1 . No lv 3 com divine might ainda é um puta buff. 40% é uma bonificação de damage interessante. Mas eu, Soratori, realmente prefiro investir no dano de Gohei. Sinceramente aqui o combo seria melhor aproveitado caso terminasse com Inquisitor. Não é o caso.

.: O Plague Doctor - 2 ciclos :.


O potencial de regeneração elevado do plague é uma característica importante:

> Healing factor Lv 6: na maioria das vezes te é suficiente pra manter o HP no máx; - abrindo a possibilidade de usar o heal em aliados ou pra manter o tanker do time de pé sem necessidade de focar a cura nele.

Porque level 6?


A duração da skill atinge o que chamamos de rotatividade - quando ela tem o mesmo tempo de duração que o cooldown, ou seja assim que o efeito acaba já pode ser usado de novo. No lv 6 esse potencial e´alcançado dispensando maior investimento de pontos. Pode deixar Lv 5 e usar de Divine Might? Sim. Mas no Lv 6 Divine might nela se torna capricho pra ter maior recuperação de HP por step. Devemos lembrar que as skills tem Cooldown.

O plague doctor por si só no ciclo 2 tem potencial pra dano AoE muito eficiente:


> Black Death Steam Lv 5: A base do combo de dano do plague doctor. Uma vez utilizada os mobs ficarão devidamente envenenados. O uso de Pandemic visa espalhar a peste para o maior numero de mob possível e deve ser utilizado após espalhar todos os debuffs que tiver. Por mais que o Black Death é um debuff suficiente, quanto maior a quantidade de debuffs, maior é a duração da principal fonte de dano da classe , o Incineration.
Como a skill escala dano por level, maximizada seja.

Como o foco é AoE, vale citar que essa skill tem o range considerável se liga:

e playskill não se faz necessário usar mtos pontos na próxima skill:

> Pandemic Lv 2 ou 3: A segunda parte do combo.

Só lv 3 Soratori?
Só.


A capacidade de espalhar a epidemia é interessante nessa classe e o lv da skill aumenta a quantidade de inimigos que podem ser afetados. Lv 3 é suficiente pra cobrir o mob se utilizar as duas overheats do Plague vapors de forma a cobrir os amontoados do mob e espalhar a Pandemic aos que estão espalhados.

Até porque, por se tratar de uma peste, o contato de um mob com outro PASSA a doença.

A peste é real.


Raramente algum não vai ser contagiado dentro do range por essa quantidade. [9 mobs no lv3, 11 mobs no lv 4, 13 mobs no lv 5, 15 no lv 6.] Esses pontos são preciosos e maximizar o Pandemic se torna questão de capricho.

Porque?
Porque é simples - a peste já passa de forma natural. Os outros debuffs do dievdirbys são por área de alcance do range das estátuas. Ou seja, todos na área já estão infectados por seu efeito sem se fazer necessário Pandemic pra eles. Outras classes precisam de mais pontos nessa skill, o carve doctor não.

Um bokor precisaria passar hexing, por exemplo. Lv 6 seria o interessante pra ele.
Pra dievdirbys, lv 2 tá bom.

> Incineration Lv 10: O grande trunfo em dano do Plague Doctor.
A skill já teve maior damage. Mas vieram os nerfs. Primeiro o Agny. Agora, duração da skill e redução de overheat de um lado mas balanceado com a redução do cooldown de outro. A combinação com esta skill pode extinguir mobs. A capacidade de limpar dungeons solo ainda é real. Quanto maior a quantidade de debuffs, maior a duração dessa skill, logo maior o dano desferido. Abusem.

E, de quebra, o Plague doctor ainda te cobre com imunidade a bad staus:


Lembra da rotatividade? Ela não pode ser alcançada com a quantidade de pontos restante se usada em uma única skill. Porém, ainda temos um combo deveras interessante:

> Bloodleting lv 5: Imunidade a bad status lv 2 e inferiores. É importante dizer que ela cobre toda a party.
O lv 3 é suficiente pra pegar 45 segundos de duração. Divine Might, 50. Sim, o cooldown é 60. Ela não se torna rotativa assim a prevenção, porém:

> Beak Mask lv 1: 25 preciosos segundos. ´É importante dizer que ela cobre somente o usuário.; Combados com o bloodleting ultrapassam 60 e tornam o bloodleting utilizável de novo.

Ou seja, dá pra manter ele invulnerável a bad status. O problema vem quando há bad status rank 3 e o bloodleting [Só o Beak mask cobre rank 3] está em uso - mas o charm da Miko pode tirá-los.

Aí temos o impasse: Essa prevenção se torna mesmo necessária uma vez que há o Ominori da Miko ou dispeller do Pardoner?

Antes de mais nada o Charm da Miko é um selo que ela adquire por Craft. Esse selo é capaz de limpar os bad status do usuário.
Isso torna opcional o uso de skills de prevenção de bad status. Que podem ir pra healing factor se o usuário se garantir.

Sim, Beak Mask não é útil em pve uma vez que existam as charms da Miko. Mas em pvp é. Elas gastam rápido. Enfim. Você pode optar por esses três caminhos:

- Support: Bloodleting lv 5. O buff pega em toda a party. SE voce usar divine might no lv 5 ele, após a atualização, se torna sim ROTATIVO, tendo duração equivalente ao cooldown. Divine might bloodleting e no 6 voce tá sempre prevenido de bad status.
- Pvp: Bloodleting 3 e Beask Mask 1~2. A Beask Mask é importante em casos de pvp.
- Outras builds e com mais foco em dano: Sem bloodleting/ beask mask. Os pontos vão pra Pandemic.

Esse é outro trunfo da build, aliás. O Diev permite menos pontos gastos em Pandemic e que podem ser direcionados pra esse support. Não é o caso de todo combo com o Plague doctor. Bokor mesmo já roda aqui, pandemic 6 no mínimo e esses pontinhos vão todos pra lá.

E, por último:

> Disenchant Lv 1 : Não vale a pena pra sua função inicial. PORÉM, vamos ao impasse:

Disenchant em teoria tem um potencial de dispell. No lv 5 ele tem 50% de chance de tirar todos os buffs do inimigo.

Não é prático.

Porém, ainda há um uso. As passivas. A passiva do disenchant exige pelo menos 1 lv pra poder cumprir seu papel - neutralizar a armadura do inimigo. O que pode diminuir o HP dele, pode diminuir sua DEF/status e gemas no item. Além de quebrar os combos de set.
E de aumentar o lv dos debuffs.

1 ponto.
Choices.

> Fumigate Lv 1: Com a mudança da att, Gohei passou a tirar bad status somente de lv 1. Logo Fumigate voltou ao cenário do ToS tendo utilidade já que limpa até lv 3 dos status condition. Todos. Você voltou a ter seu brilho, Fumigate. 1 pontinho.

__________________________________________________________
V - Outras opções

Quando o bichinho da dúvida permanece atrás da orelha.
__________________________________________________________


Perfeitamente compreensível, ainda mais pós renewall, que haja mudança de opção da tua build pra casos com maior potencial de dano. Sendo assim, temos algumas opções de combo bastante interessantes a ser visadas:

.: 1 - O Bokor :.



Os ranks 3-5 perdem o dievdirbys e ganham uma postura mais PVP/ofensiva: O bokor. Além, a intenção do Bokor é aumentar o potencial de dano em área, uma vez que o Hexing é uma skill poderosa em relação a espalhar debuffs: Uma vez amaldiçoado, o mob recebe dano no Efiggy, skill que tem um pico de dano no terceiro hit. Como o hexing é espalhado por Pandemic, todos os mobs da tela receberão dano do efiggy, o que é altamente eficiente na intenção de combar mais damage juntamente com o Damballa.

Além, há uma quantidade significativa de debuffs tornando incineration mais duradouro - Zombify/hexing/laima/black death somam 4 segundos de duração a skill.

O bokor tem maior velocidade de movimento devido ao Samediveve e também possui certa capacidade de imunidade [Mackgandal] que somada ao safety zone se ameniza a perda do potencial da Ausrine.

É uma combinação interessante e vai depender do player. Você quer jogar solo? Quer ter muito potencial? Bokor tem um potencial bom em pvp porque o hexing te dá liberdade de desferir dano mesmo a distância. O inimigo que corra, haha.

Por último, o Bokor também tem imunidade - o Mackgandal. Sim, o dano retorna todo acumulado pra você após o término da skill.
A não ser que esteja dentro da Protected Zone.

Sim, caso esteja dentro da SafeZone assim que a Mackgandal acabar, zero dano retornará. É uma faca de dois gumes, porque se não souber usar acabará tomando aí o famoso 99999.

Caso saiba, passará bastante tempo imune.

.: 2 - O priest :.



Essa build é pra quem realmente quer levar support a sério. Há uma variação radical na distribuição dos pontos sendo mais válido o uso de SPR pra escalar com a eficiência dos buffs e regen de HP do mass heal. O revive é uma opção que mantém a party de pé e sem quedas desnecessárias. Ressurrection, essencial pra earth tower e outros. Se tratando de support é sensato trazer essa opção.
Bons prós são o potencial elevado de heal. Acredite, o potencial dessa build com full SPR é grande ao mesmo tempo que não fazer ele baseado em SPR pode ser um char perdido. Revesar Mass heal com Heal pode ser aquele combo valioso no momento em que há perda massiva de HP e a Heal ainda tá no cooldown.

Os contras são a falta de damage por mais que é suprida levemente com a blessing [um dos trunfos dessa build].

Admito que ele é realmente uma boa classe. As linhas de ataque vão hitar muito alto já que tem lv alto e o dano escala com as propriedades elementais e bless - que é ignorante nessa opção de build - fazendo com que as linhas de ataque dêem muito dano.

Choices.

Um último detalhe - o rework e como ele afeta o priest.
Stone Skin está morta.
A skill era incrível. O Block, infinito num full SPR. Raro o dano antes do end game. Mas com a mudança da skill [por motivos óbvios de tentar equilibrar a classe] agora ela não é mais tão interessante e por isso excluída da build.

Além, exorcise não precisa necessariamente dos 5 pontos. Você pode escolher entre deixar ele no 2 + gem e ress no 5, ou ress no 2 e ele no 5.

.: 3 - O Sadhu :.



Você quer dano?
Aqui.
NADA, [[[NADA]]] no atual game dá mais dano nos cleric do que o infeliz do Sadhu.
Sim, infeliz. Eu odeio essa classe mas preciso admitir - tá escalando MUITO DANO.

O trunfo dessa build é com certeza:

1 - Transmitir prana te dá como efeito secundário + de 1 k de add proprierty psychokinesis attack. Isso tá escalando EM TODAS AS Skills do seu personagem com mais essa.

Além, ele aumenta o dano de skills de elemento psychokinesis em 150%.
E adivinha qual o elemento das skills do Sadhu?

2 - Rotação de skill. Possession tá bufadíssimo. Astral body dá um AoE incrível e ainda deixa um bleeding mágico. Tá do caralho a rotação do Sadhu. Muito dano mesmo. Se tu quer DPS a melhor opção pra pós rework é o Sadhu.

3 - Cleric c3 é uma possibilidade, mas o priest pode ser bem vindo.
Não só no Sadhu como no Bokor. Abrir mão do ciclo 3 em cleric e abrir o priest c1 te trará a possibilidade de trazer aliados mortos à vida novamente. Se é dos que acha que todo mundo deve carregar soul crystal pra emergências, c3 é sucesso.

Ah.
Tem quem bote o ciclo 1 de bokor. Tenho pra mim que é extremamente dispensável. O dano não é melhor do que no cleric c3. Heal bomb massivo aqui. Esses 4x4 fazem a diferença tanto em support quanto em dano.
Além, a possibilidade de guardian saint. Voce pode usar. Pode ser útil. Eu realmente dispensei por se tratar de um DPS-lobo-solitário. Mas sempre terá as DGs. Sempre tem as possibilidades. Customize isso se achar viável, pode ser um trunfo.

__________________________________________________________
VI - O rework, ah, o rework

As imagens a seguir serão de dor e sofrimento.
__________________________________________________________


Bem, somos na maioria das vezes resistentes a mudança, não é mesmo, amiguinhos? Pois é, eu também. Testar todas as builds e combinações me desgastou um tanto pra trazer essa "opinião definitiva" pra vocês em relação as coisas. Vamos lá a uma comparação pré-pós rework.

Em dano, o Sadhu faz o que o nosso antigo diev doctor fazia. Rotar com possession dá mais damage em AoE do que o carve owl.

Em support, o priest tá sendo bastante interessante. Ter 2 k a mais em todos os hits com a blessing E o fato de que sacrament tá escalando melhor é uma boa opção pra aumentar o seu dano. Além, Magnus exorcismus também ajuda no AoE mais do que o Carve owl. É uma boa opção também. Mas ainda sim dá menos dano do que o Sadhu.

Em hibridismo, temos o nosso querido Escultor que tá nerfado, mas não morreu. Deixou de ser a melhor opção pra ser uma opção. Aí agora vai realmente partir do freguês.

Mas não se engane - o Dievdirbys jamais vai morrer. Primeiro que Slow e silence em área, só o Diev. Ausrine pode ser "improvisada" com Mackgandal e Revive, mas não é A Ausrine com a mesma rotação - O CD das outras se faz um trabalho difícil pra manter a pt sempre com a imunidade. Não é o caso da Ausrine quando se há Clap. Basta girar e girar e girar....

__________________________________________________________
VII - Conclusão

Depois de ler a bíblia todo padre tá preparado.
__________________________________________________________


O dano AoE do plague doctor te dando a possibilidade de up solo em determinados mapas. Dungeons facilmente limpas. Partys satisfeitas. Inimigos devidamente envenenados, queimados e extintos devido a peste. Muito fofa a classe.



Espero que, ao fim deste [gigante] tutorial que mais louva a classe do que realmente a explica [perdão por isso] possa ter sido esclarecido algumas dúvidas e quem sabe gerado interesse aos jogadores. Deixem aquele feedback [seja ele críticas e sugestões] pra enriquecermos ainda mais o mesmo.

__________________________________________________________
VII - Agradecimentos

Porque o lobo pode até ser solitário mas de alcateia é sempre melhor pra caçar.
__________________________________________________________


Primeiramente ao meu beta, Bonifácio. Porque ele perdeu tempo lendo textão pra me dizer se tinha vírgulas demais ou um parágrafo espaçado errado. Te amo, beta text.

Max, o principal incentivo [pra romper a procastinação] e de parcela importante pra execução deste tutorial. Que Laima e Ausrine te abençoem.

E também pela IMC porque não, por mais que você fode com esse joguinho que tem um potencial enorme, mas não desiste de tentar nos consolar dos bugs com EXP Tomes <333 Aliás mto criativos, amei as classes indie diferentonas. A+ criatividade, C- execução.

Agradecido pelo espaço e apoio.
Sem mais a acrescentar, por enquanto,

Soratori.

___________________________________________________________________________
Outras Builds:
[A proteção e punição divina - Pala Inquisitor ] : http://www.tosbase.com/tools/skill-simulator/build/mid9ku5vpg/

[Deus lhe pague - Full support]: http://www.tosbase.com/tools/skill-simulator/build/3jchusydep/

[Espírito do lobo da montanha - Critical Cleric]: http://www.tosbase.com/tools/skill-simulator/build/3qt8dmg1ef/

Copy Build
Rank 1
circle 1
Cleric
5 / 5
2
Heal
Video
Cleric12 Cleric3 Cleric10
Heal: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Heal] by 0.5% per attribute level

Cleric 1st Circle required
Heal: Creating Extra
Type: Active
* Adds to the chance of automatically being healed at a 2% per attribute level when using [Heal]
Increases SP consumption by 20%

Cleric 1st Circle required
Heal: Remove Damage
Type: Active
* [Heal] will not inflict damage nor react to enemies
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Heal

[Magic] - [Holy]
Creates a magic circle in front of you, healing allies or damaging enemies. Does not affect airborne enemies. Amount of HP recovered depends on the target's maximum HP. Recovery increases with the casting character's INT and SPR.

Level 5:
Attack: 228%
Recovers HP equal to 5% of your maximum HP
Additional HP Recovery Rate: 0 ~ 0
Magic Circle Duration: 40 seconds
Heal tiles: 5
SP: 38

Type: Magic / Buff
Cooldown: 22s
Element: Holy
5 / 5
Cure
Video
Cleric11
Cure: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Cure] by 0.5% per attribute level

Cleric 1st Circle required
Cure: Damage Interval
Type: Active
* Decreases the interval of [Cure]'s magic circle by 0.2 seconds
* Increases SP consumption by 20%

Cleric 2nd Circle required
Cure

[Magic] - [Holy]
Creates a magic circle that removes a Lv1 status ailment from allies or inflicts damage to enemies. Does not affect airborne enemies.

Level 5:
0.4 second attack 103%
No. of hits: 18
Magic circle duration 10seconds
SP: 42

Type: Magic / Buff
Cooldown: 27s
Element: Holy
4 / 5
Safety Zone
Video
Cleric8
Safety Zone: Increased Range
Type: Active
* Increases range applied by [Safety Zone] to 15
* Increases SP consumption by 80%

Cleric 1st Circle required
Safety Zone: Block Count
Type: Active
* Increases block count of [Safety Zone] by 1 per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 2nd Circle required
Safety Zone

Creates a magic circle that blocks incoming attacks.

Level 4:
Blocks: 8 times
Magic Circle Duration: 20 seconds
SP: 40

Type: Magic / Buff
Cooldown: 48s
Element: Holy
0 / 5
Deprotected Zone
Video
Cleric13 Cleric5 Cleric7
Deprotected Zone: Enhance
Type: Passive
* Adds to the defense decrease effect of [Deprotected Zone] by 1 per attribute level
* This attribute applies after the stack calculation

Lv3 Deprotected Zone required
Deprotected Zone: Retention Time
Type: Active
* Increases duration of [Deprotected Zone]'s magic circle by 1 second per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Deprotected Zone: Sword Attack
Type: Active
* Using basic sword attacks on enemies with [Deprotected Zone] will inflict [Weakened Defense]
* [Weakened Defense] can be stacked up to 10 times
Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Deprotected Zone

Creates a magic circle that decreases the defense of enemies over time.

Level 1:
Decreases 0.3% per stack
Magic circle duration 6 seconds
SP: 18

Type: Magic / Buff
Cooldown: 13s
Element: Holy
Rank 2
circle 2
Cleric
10 / 10
2
Heal
Video
Cleric12 Cleric3 Cleric10
Heal: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Heal] by 0.5% per attribute level

Cleric 1st Circle required
Heal: Creating Extra
Type: Active
* Adds to the chance of automatically being healed at a 2% per attribute level when using [Heal]
Increases SP consumption by 20%

Cleric 1st Circle required
Heal: Remove Damage
Type: Active
* [Heal] will not inflict damage nor react to enemies
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Heal

[Magic] - [Holy]
Creates a magic circle in front of you, healing allies or damaging enemies. Does not affect airborne enemies. Amount of HP recovered depends on the target's maximum HP. Recovery increases with the casting character's INT and SPR.

Level 10:
Attack: 228%
Recovers HP equal to 5% of your maximum HP
Additional HP Recovery Rate: 0 ~ 0
Magic Circle Duration: 40 seconds
Heal tiles: 10
SP: 68

Type: Magic / Buff
Cooldown: 22s
Element: Holy
10 / 10
Cure
Video
Cleric11 Cleric1
Cure: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Cure] by 0.5% per attribute level

Cleric 1st Circle required
Cure: Damage Interval
Type: Active
* Decreases the interval of [Cure]'s magic circle by 0.2 seconds
* Increases SP consumption by 20%

Cleric 2nd Circle required
Cure

[Magic] - [Holy]
Creates a magic circle that removes a Lv1 status ailment from allies or inflicts damage to enemies. Does not affect airborne enemies.

Level 10:
0.4 second attack 103%
No. of hits: 28
Magic circle duration 15seconds
SP: 75

Type: Magic / Buff
Cooldown: 27s
Element: Holy
4 / 10
Safety Zone
Video
Cleric8 Cleric18
Safety Zone: Increased Range
Type: Active
* Increases range applied by [Safety Zone] to 15
* Increases SP consumption by 80%

Cleric 1st Circle required
Safety Zone: Block Count
Type: Active
* Increases block count of [Safety Zone] by 1 per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 2nd Circle required
Safety Zone

Creates a magic circle that blocks incoming attacks.

Level 4:
Blocks: 8 times
Magic Circle Duration: 20 seconds
SP: 40

Type: Magic / Buff
Cooldown: 48s
Element: Holy
0 / 10
Deprotected Zone
Video
Cleric13 Cleric5 Cleric7
Deprotected Zone: Enhance
Type: Passive
* Adds to the defense decrease effect of [Deprotected Zone] by 1 per attribute level
* This attribute applies after the stack calculation

Lv3 Deprotected Zone required
Deprotected Zone: Retention Time
Type: Active
* Increases duration of [Deprotected Zone]'s magic circle by 1 second per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Deprotected Zone: Sword Attack
Type: Active
* Using basic sword attacks on enemies with [Deprotected Zone] will inflict [Weakened Defense]
* [Weakened Defense] can be stacked up to 10 times
Increases SP consumption by 10%

Cleric 1st Circle required
Deprotected Zone

Creates a magic circle that decreases the defense of enemies over time.

Level 1:
Decreases 0.3% per stack
Magic circle duration 6 seconds
SP: 18

Type: Magic / Buff
Cooldown: 13s
Element: Holy
5 / 5
Divine Might
Video
Cleric6
Divine Might: Devil-type Damage
Type: Active
* Deals damage equal to 100% of magic attack to nearby Devil-type monsters when using [Divine Might]
* Increases SP consumption by 10%

Cleric 2nd Circle required
Divine Might

Temporarily increases the skill levels of you and your party members by 1.

Level 5:
Applies 5 times
Duration: 60 seconds
SP: 45

Type: Magic / Buff
Cooldown: 27s
1 / 5
Fade
Video
Fade

Erases the threat of monsters making them stop any attacks on you.

Level 1:
Duration: 12 seconds
SP: 24

Type: Magic / Buff
Cooldown: 40s
Element: Holy
Rank 3
circle 1
Dievdirbys
1 / 5
Statue of Goddess Vakarine
Video
Statue of Goddess Vakarine

Carve a statue of Vakarine, the goddess of the Evening Star.
You may warp to other areas through the Goddess Statue.

Level 1:
Number of Warps: 1
Goddess Statue Duration: 30 seconds
Consumes 1 Oak Wood
SP: 26

Type: Melee / Attack
Cooldown: 85s
2 / 5
Statue of Goddess Zemyna
Video
Statue of Goddess Zemyna

Carve a statue of Zemyna, the goddess of the earth. Decreases the SP cost and SP recovery time when using skills for nearby allies who are within the radius of the Goddess Statue.

Level 2:
Decreases 12 SP
SP recovery time decreases by 5 seconds
Statue Duration: 35 seconds
Consumes 1 Pine Wood
SP: 50

Type: Melee / Attack
Cooldown: 48s
5 / 5
Statue of Goddess Laima
Video
Dievdirbys9
Statue of Goddess Laima: Home Ground
Type: Active
* Increases cooldown of skills from enemies when within the range while [Statue of Goddess Laima] is active
* Increases SP consumption by 10%

Dievdirbys 1st Circle required
Statue of Goddess Laima

Carves a statue of Laima, the goddess of fate.
Decreases the cooldown of your party members' skills within the radius of the Goddess Statue.

Level 5:
Cooldown: -20%
Movement Speed: -5
Statue Duration: 50 seconds
Consumes 1 Cedar Wood
SP: 83

Type: Melee / Attack
Cooldown: 47s
1 / 5
3
Carve Attack
Video
Dievdirbys11
Carve Attack: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Carve] by 0.5% per attribute level

Dievdirbys 1st Circle required
Carve Attack: Chance to Obtain
Type: Active
* Increases chances of obtaining materials for [Carve] by 1% per attribute level
* Increases SP consumption by 30%

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve Attack

[Physical] - [Pierce] [{img tooltip_speedofatk} attack speed]
Attack the target by using a carving knife. Plant-type monsters take additional bonus damage and may drop statue materials.

Level 1:
Attack 82% x 5
Additional Damage to Plant-type Monsters +100
Statue Materials Drop Rate 5%
AoE Attack Ratio 1
SP: 34

Type: Melee / Attack
Cooldown: 17s
Rank 4
circle 2
Dievdirbys
1 / 10
Statue of Goddess Vakarine
Video
Statue of Goddess Vakarine

Carve a statue of Vakarine, the goddess of the Evening Star.
You may warp to other areas through the Goddess Statue.

Level 1:
Number of Warps: 1
Goddess Statue Duration: 30 seconds
Consumes 1 Oak Wood
SP: 26

Type: Melee / Attack
Cooldown: 85s
5 / 10
Statue of Goddess Zemyna
Video
Statue of Goddess Zemyna

Carve a statue of Zemyna, the goddess of the earth. Decreases the SP cost and SP recovery time when using skills for nearby allies who are within the radius of the Goddess Statue.

Level 5:
Decreases 24 SP
SP recovery time decreases by 5 seconds
Statue Duration: 50 seconds
Consumes 1 Pine Wood
SP: 83

Type: Melee / Attack
Cooldown: 48s
5 / 10
Statue of Goddess Laima
Video
Dievdirbys9
Statue of Goddess Laima: Home Ground
Type: Active
* Increases cooldown of skills from enemies when within the range while [Statue of Goddess Laima] is active
* Increases SP consumption by 10%

Dievdirbys 1st Circle required
Statue of Goddess Laima

Carves a statue of Laima, the goddess of fate.
Decreases the cooldown of your party members' skills within the radius of the Goddess Statue.

Level 5:
Cooldown: -20%
Movement Speed: -5
Statue Duration: 50 seconds
Consumes 1 Cedar Wood
SP: 83

Type: Melee / Attack
Cooldown: 47s
1 / 10
3
Carve Attack
Video
Dievdirbys11 Dievdirbys1
Carve Attack: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Carve] by 0.5% per attribute level

Dievdirbys 1st Circle required
Carve Attack: Chance to Obtain
Type: Active
* Increases chances of obtaining materials for [Carve] by 1% per attribute level
* Increases SP consumption by 30%

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve Attack

[Physical] - [Pierce] [{img tooltip_speedofatk} attack speed]
Attack the target by using a carving knife. Plant-type monsters take additional bonus damage and may drop statue materials.

Level 1:
Attack 82% x 5
Additional Damage to Plant-type Monsters +100
Statue Materials Drop Rate 5%
AoE Attack Ratio 1
SP: 34

Type: Melee / Attack
Cooldown: 17s
5 / 5
2
Carve Owl
Video
Dievdirbys12
Carve Owl: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Carve Owl] by 0.5% per attribute level

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve Owl

[Magic]
Carve an Owl Sculpture to protect yourself from the attacks of enemies in front of you.

Level 5:
Attack: 62% x3
Block: 90 times
Duration 25 seconds
Consumes 2 Oak Wood
SP: 90

Type: Melee / Attack
Cooldown: 50s
5 / 5
Carve World Tree
Video
Dievdirbys5
Carve World Tree: Maintain
Type: Active
* Decreases range of [Carve World Tree], but increases its duration by 10 seconds

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve World Tree

Carve a divine World Tree that silences nearby enemies.

Level 5:
Carve Statue Duration: 27 seconds
Consumes 1 Ash Wood
SP: 92

Type: Melee / Attack
Cooldown: 92s
Rank 5
circle 3
Dievdirbys
1 / 15
Statue of Goddess Vakarine
Video
Statue of Goddess Vakarine

Carve a statue of Vakarine, the goddess of the Evening Star.
You may warp to other areas through the Goddess Statue.

Level 1:
Number of Warps: 1
Goddess Statue Duration: 30 seconds
Consumes 1 Oak Wood
SP: 26

Type: Melee / Attack
Cooldown: 85s
10 / 15
Statue of Goddess Zemyna
Video
Statue of Goddess Zemyna

Carve a statue of Zemyna, the goddess of the earth. Decreases the SP cost and SP recovery time when using skills for nearby allies who are within the radius of the Goddess Statue.

Level 10:
Decreases 44 SP
SP recovery time decreases by 5 seconds
Statue Duration: 75 seconds
Consumes 1 Pine Wood
SP: 138

Type: Melee / Attack
Cooldown: 48s
8 / 15
Statue of Goddess Laima
Video
Dievdirbys9
Statue of Goddess Laima: Home Ground
Type: Active
* Increases cooldown of skills from enemies when within the range while [Statue of Goddess Laima] is active
* Increases SP consumption by 10%

Dievdirbys 1st Circle required
Statue of Goddess Laima

Carves a statue of Laima, the goddess of fate.
Decreases the cooldown of your party members' skills within the radius of the Goddess Statue.

Level 8:
Cooldown: -20%
Movement Speed: -8
Statue Duration: 65 seconds
Consumes 1 Cedar Wood
SP: 116

Type: Melee / Attack
Cooldown: 47s
1 / 15
3
Carve Attack
Video
Dievdirbys11 Dievdirbys1
Carve Attack: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Carve] by 0.5% per attribute level

Dievdirbys 1st Circle required
Carve Attack: Chance to Obtain
Type: Active
* Increases chances of obtaining materials for [Carve] by 1% per attribute level
* Increases SP consumption by 30%

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve Attack

[Physical] - [Pierce] [{img tooltip_speedofatk} attack speed]
Attack the target by using a carving knife. Plant-type monsters take additional bonus damage and may drop statue materials.

Level 1:
Attack 82% x 5
Additional Damage to Plant-type Monsters +100
Statue Materials Drop Rate 5%
AoE Attack Ratio 1
SP: 34

Type: Melee / Attack
Cooldown: 17s
10 / 10
2
Carve Owl
Video
Dievdirbys12
Carve Owl: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Carve Owl] by 0.5% per attribute level

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve Owl

[Magic]
Carve an Owl Sculpture to protect yourself from the attacks of enemies in front of you.

Level 10:
Attack: 79% x3
Block: 140 times
Duration 25 seconds
Consumes 2 Oak Wood
SP: 147

Type: Melee / Attack
Cooldown: 50s
10 / 10
Carve World Tree
Video
Dievdirbys5
Carve World Tree: Maintain
Type: Active
* Decreases range of [Carve World Tree], but increases its duration by 10 seconds

Dievdirbys 2nd Circle required
Carve World Tree

Carve a divine World Tree that silences nearby enemies.

Level 10:
Carve Statue Duration: 42 seconds
Consumes 1 Ash Wood
SP: 149

Type: Melee / Attack
Cooldown: 92s
5 / 5
Statue of Goddess Ausrine
Video
Statue of Goddess Ausrine

Carve a statue of Ausrine, the goddess of the Morning Star. Those in your party who circle around the Goddess Statue counter-clockwise are granted divine protection and become immune to damage temporarily.

Level 5:
[Goddess' Blessing] Duration: 18 seconds
Goddess Statue Duration: 30 seconds
Consumes 1 Cedar Wood
SP: 96

Type: Melee / Attack
Cooldown: 80s
Rank 6
circle 1
Miko
1 / 5
4
Gohei
Miko1
Gohei: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Gohei] by 0.5% per attribute level

Miko 1st Circle required
Gohei

[Magic] - [Holy]
Swings a gohei made of a wooden stick and white paper. Removes 1 harmful effect of rank 1 or below on allies and 1 beneficial effect of rank 1 or lower on enemies in front.

Level 1:
Attack 225% x 2
SP: 66

Type: Magic / Attack
Cooldown: 8s
Element: Holy
4 / 5
Sweeping
Sweeping

Sweeps the floor with the purified and divine broom. The sweeped area increases the skill level of magic circles in use at that location for a period of time.

Level 4:
Max. Sweeping Duration: 5 seconds
Magic Circle Duration: 9 seconds
SP: 118

Type: Magic / Buff
Cooldown: 35s
5 / 5
Hamaya
Miko3
Hamaya: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Hamaya] by 0.5% per attribute level

Miko 1st Circle required
Hamaya

[Magic] - [Holy]
Throws an arrow in front to cause a great amount of damage to Devil-type enemies and cause Holy property damage to the enemies nearby the place of impact.

Level 5:
0.3 second attack 193%
Max. targets: 10
Duration 8 seconds
SP: 128

Type: Magic / Attack
Cooldown: 35s
Element: Holy
5 / 5
Clap
Clap

Clap your hands twice. Increases duration for some installations nearby.

Level 5:
Duration: +25 seconds
SP: 137

Type: Magic / Attack
Cooldown: 34s
0 / 5
Kagura
Kagura

Dance to boost allies' spirits up. When melee attacks on the enemies affected by the particular skill receive additional Holy property damage. Activates while pressing the skill button.

Level 1:
Maximum Duration 10seconds
Consumes 72% SP per second
Additional Holy property Damage: 10%
SP: 0

Type: Magic / Buff
Cooldown: 60s
Rank 7
circle 1
Plague Doctor
5 / 5
Healing Factor
Video
Healing Factor

Install a magic circle that grants super healing abilities temporarily. You or your party members recover HP equal to the amount left at the point when the magic circle is stepped on.

Level 5:
Duration: 40 seconds
HP Recovery: 100
SP: 198

Type: Magic / Buff
Cooldown: 45s
Element: Holy
5 / 5
Incineration
Video
PlagueDoctor2
Incineration: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Incineration] by 0.5% per attribute level

Plague Doctor 1st Circle required
Incinerate: Infect
Type: Active
"* When an enemy is defeated by [Incinerate], it transfers its debuff to a nearby enemy
* Increases the number of possible targets by 1 per attribute level
* Increases SP consumption by 40%"

Plague Doctor 2nd Circle Required
Incineration

[Magic] - [Fire]
Incinerate enemies with status ailments. The duration of [Incineration] will increase depending on the amount of status ailments on enemies.

Level 5:
0.4 second attack 119%
Basic duration 10 seconds
SP: 146

Type: Magic / Buff
Cooldown: 16s
Element: Fire
4 / 5
Bloodletting
Video
PlagueDoctor3 PlagueDoctor4
Bloodletting: Hemostasis
Type: Active
* Increases cycle time of HP cost by 0.02 seconds per attribute level while [Bloodletting] is in effect
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Bloodletting: Substitute SP
Type: Active
* Each tick has a 10% chance per attribute level to reduce SP instead of HP while [Bloodletting] is in effect

Plague Doctor 1st Circle required
Bloodletting

Temporarily let you or your allies bleed to prevent further status ailments. This state will be invulnerable to all rank 2 or lower status ailments.

Level 4:
Duration: 50 seconds
HP: -2
SP: 152

Type: Magic / Buff
Cooldown: 60s
Element: Holy
1 / 5
Fumigate
Video
PlagueDoctor5 PlagueDoctor6
Fumigate: Prevention
Type: Active
* Increases the chance that [Fumigate] blocks Lv3 or weaker status ailments for 10 seconds by 5% per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Fumigate: Purification
Type: Active
* The range of [Fumigate] becomes a purification area for 10 seconds
* Increases allies' poison resistance by 10% per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Fumigate

Spray a cloud of antidote that cures the status ailments of an ally. Allies within the effect will be cured of rank 3 or lower status ailments.

Level 1:
Removes rank 3 and lower status ailments
Applies a maximum of 3 times
SP: 72

Type: Magic / Buff
Cooldown: 30s
Element: Holy
0 / 5
Pandemic
Video
Pandemic: Increased Range
Type: Active
* Increases the range of [Pandemic]
* Increases SP consumption by 200%

Plague Doctor 2nd Circle Required
Pandemic

Spread all status ailments on targeted enemies to other enemies within the range.

Level 1:
Applies a maximum of 5 times
SP: 129

Type: Magic / Buff
Cooldown: 25s
Element: Holy
0 / 5
Beak Mask
Video
PlagueDoctor8
Beak Mask: Poison Resistance
Type: Active
* Increases Poison property resistance by 5 per attribute level whilst wearing the [Bird Beak Mask]

Plague Doctor 1st Circle required
Beak Mask

Equip the Bird Beak Mask. The front side of the mask has a special drug that prevents rank 2 or lower status ailments from affecting you.

Level 1:
Duration: 25 seconds
100% Immunity to Rank 1 and 2
80% Immunity to Rank 3
SP: 69

Type: Magic / Buff
Cooldown: 80s
Element: Holy
Rank 8
circle 2
Plague Doctor
6 / 10
Healing Factor
Video
Healing Factor

Install a magic circle that grants super healing abilities temporarily. You or your party members recover HP equal to the amount left at the point when the magic circle is stepped on.

Level 6:
Duration: 45 seconds
HP Recovery: 110
SP: 226

Type: Magic / Buff
Cooldown: 45s
Element: Holy
10 / 10
Incineration
Video
PlagueDoctor2 PlagueDoctor13
Incineration: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Incineration] by 0.5% per attribute level

Plague Doctor 1st Circle required
Incinerate: Infect
Type: Active
"* When an enemy is defeated by [Incinerate], it transfers its debuff to a nearby enemy
* Increases the number of possible targets by 1 per attribute level
* Increases SP consumption by 40%"

Plague Doctor 2nd Circle Required
Incineration

[Magic] - [Fire]
Incinerate enemies with status ailments. The duration of [Incineration] will increase depending on the amount of status ailments on enemies.

Level 10:
0.4 second attack 146%
Basic duration 10 seconds
SP: 232

Type: Magic / Buff
Cooldown: 16s
Element: Fire
5 / 5
Bloodletting
Video
PlagueDoctor3 PlagueDoctor4
Bloodletting: Hemostasis
Type: Active
* Increases cycle time of HP cost by 0.02 seconds per attribute level while [Bloodletting] is in effect
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Bloodletting: Substitute SP
Type: Active
* Each tick has a 10% chance per attribute level to reduce SP instead of HP while [Bloodletting] is in effect

Plague Doctor 1st Circle required
Bloodletting

Temporarily let you or your allies bleed to prevent further status ailments. This state will be invulnerable to all rank 2 or lower status ailments.

Level 5:
Duration: 55 seconds
HP: -1
SP: 176

Type: Magic / Buff
Cooldown: 60s
Element: Holy
1 / 10
Fumigate
Video
PlagueDoctor5 PlagueDoctor6
Fumigate: Prevention
Type: Active
* Increases the chance that [Fumigate] blocks Lv3 or weaker status ailments for 10 seconds by 5% per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Fumigate: Purification
Type: Active
* The range of [Fumigate] becomes a purification area for 10 seconds
* Increases allies' poison resistance by 10% per attribute level
* Increases SP consumption by 10%

Plague Doctor 1st Circle required
Fumigate

Spray a cloud of antidote that cures the status ailments of an ally. Allies within the effect will be cured of rank 3 or lower status ailments.

Level 1:
Removes rank 3 and lower status ailments
Applies a maximum of 3 times
SP: 72

Type: Magic / Buff
Cooldown: 30s
Element: Holy
2 / 10
Pandemic
Video
PlagueDoctor10
Pandemic: Increased Range
Type: Active
* Increases the range of [Pandemic]
* Increases SP consumption by 200%

Plague Doctor 2nd Circle Required
Pandemic

Spread all status ailments on targeted enemies to other enemies within the range.

Level 2:
Applies a maximum of 7 times
SP: 143

Type: Magic / Buff
Cooldown: 25s
Element: Holy
0 / 10
Beak Mask
Video
PlagueDoctor8
Beak Mask: Poison Resistance
Type: Active
* Increases Poison property resistance by 5 per attribute level whilst wearing the [Bird Beak Mask]

Plague Doctor 1st Circle required
Beak Mask

Equip the Bird Beak Mask. The front side of the mask has a special drug that prevents rank 2 or lower status ailments from affecting you.

Level 1:
Duration: 25 seconds
100% Immunity to Rank 1 and 2
80% Immunity to Rank 3
SP: 69

Type: Magic / Buff
Cooldown: 80s
Element: Holy
5 / 5
2
Black Death Steam
PlagueDoctor9
Black Death Steam: Enhance
Type: Passive
* Increases damage dealt with [Black Death Steam] by 0.5% per attribute level

Plague Doctor 2nd Circle Required
Black Death Steam

[Magic] - [Poison]
Spread Black Death Steam around and deal continuous damage. The affected targets infect other targets nearby. When using Incinerate on the target, it receives additional damage.

Level 5:
0.5 second attack 142%
Duration 15Seconds
SP: 190

Type: Magic / Buff
Cooldown: 38s
Element: Poison
1 / 5
Disenchant
PlagueDoctor11 PlagueDoctor12
Disenchant: Boosted Debuff Level
Type: Active
"* When [Disenchant] is used upon an enemy, it increases the target's debuff level by 1
* Increases SP consumption by 10%"

Plague Doctor 2nd Circle Required
Disenchant: Neutralize Gear
Type: Active
"* When [Disenchant] is used upon an enemy, gear defense stats get nullified for 5 seconds per attribute level
* Increases SP consumption by 10%"

Plague Doctor 2nd Circle Required
Disenchant

With a certain probability, removes all the beneficial effects on the enemies.

Level 1:
Buff Removal Chance: 10%
Maximum Targets: 3
SP: 129

Type: Magic / Buff
Cooldown: 51s
Element: Holy
Advertisement

Comments (207)

Please login to write own comments.
Aug 23rd 2017 07:39:24
Ola soratori, então eu estava criando uma diev 3 pra ser druida 3 , e eu sinto que no final nao vai valer a pena.... então antes que eu precise gastar um reset, se acha que vale a pena fazer um plague 2 com esse diev 3? (ja que vejo vc tao deprimido(a) com essa build.
PS: foco pve,dar uns tapinhas legais no pvp e ainda ter aquele suportzin basico
Reply
Aug 25th 2017 23:03:08
Olá amigo
Então, sim sim e sim - a build ainda funciona.
A questão da minha depressão é - o support é interessante mas um priest acaba sendo um bom investimento com o rework da blessing agora. O dano é mediano mas o sadhu ou bokor tão superiores agora.

Logo se focar em um ou outro voce acaba tendo extremos melhores.

Mas pra um hibrido ainda é funcional. Slow e silence em área nunca perdem a utilidade e a Ausrine com sweep + divine might dá 22 segundos imune. Isso é suficiente pra pt dar aquele burst no boss.

Sobre o druida: Krivis 3 druid 3 full spr pode funcionar melhor se voce focar em zalciai 15 + boa crit rate. No lycano a spr da crit attack e a zalciai zera aresistence praticamente no lv 15. Pegando uns 50% de crit rate voce deve dar um dano bacana e de quebra SP pra ficar na forma de lycano por bastante tempo.


De filler o Daino e Melstis pra sterea sofh, Zaibas pra ajudar no dano.
Reply
Aug 4th 2017 19:59:50
@Soratori gostei muito desse tutorial, mas ainda fico em dúvida. A build com o Diev me atraiu muito e estava certo de fazer ela, mas conforme fui lendo o tutorial fiquei receoso já que houve o rework e aparentemente ficou com dano reduzido, além de ver outra build que me atraiu tanto quanto essa(Sadhu). Portanto, queria que você me desse uma luz, estou procurando algo com que eu consiga experimentar tudo que o jogo oferece, dungeons, pvp, pve, boss e por diante.

Parabéns e obrigado pelo tutorial, parece bem completo e mostra diversos caminhos caminhos(Mesmo que isso não me agrade tanto, já que me deixa mais em dúvida Y-Y. São todos tão interessantes...).
Reply
Aug 12th 2017 22:45:32
@Kuroi Yuki

Olha amigo fica aqui meu desabafo - não está sendo fácil
Hahahahah
Cara, a IMC é uma empresa um tanto quanto complicada nesse quesito, mas vira e mexe há atualizações visando equilibrar as coisas, sabe?
Isso quer dizer que hoje classe Foronxina pode estar ruim e a Quivavelva boa, e amanhã a Quivavelva vire lixo diante da utilidade da Foronxina.

Assim.
Não tá fácil atualizar tutorial.
Sadhu reformulado
E agora Bokor porque Dambala tá hitando mto bom e já houveram algumas reformulações anteriores [dano do summon e effigy]
Diev caiu em desuso
Não tá fácil. :T



Como primeiro char teu eu te indico Sadhu ou Bokor mesmo. Mais dano o que vai te ajudar melhor no farm. Cleric 3 em ambos te dará bom support pra galera curando suficiente e sozinho num full INT. É um support que até o momento acaba sendo o primordial em jogo de grupo [heal/ress].

Vou tentar atualizar o tutorial agora [ ¬¬ ] de novo

ATT
Reply
Aug 15th 2017 04:12:12
@Soratori Valeu, como upei antes da resposta, acabei optando por fazer o Sadhu como está no guia, diev 1 no rank 3. Na epóca fiquei muito em dúvida entre os 2, mas acabei pegando diev ao invés de cleric 3. Isso vai me prejudicar muito? Poderia me dar umas dicas de atributo? Coloquei alguns, mas foi tudo por empatia XD
Reply
Aug 15th 2017 19:38:33
@Kuroi Yuki

Imagina n prejudica n

Voce ainda ganha slow (debuff pra usar no c1de plague doctor pra ibcineration pegar) e reduçao de cd

Tp de graça e carve attack no lv 1 ja ajuda e mto a quebrar obstáculo

Atributo realmente importante é o slow da laima que tu atrasa cd de inimigos
Reply
Jul 28th 2017 01:45:22
Olá Soratori,
Devido ao novo reset pack eu to pensando em resetar minha druida, pra sua build, estou disposto a passar pela quest da miko, não é problema pra mim isso, queria saber como que a build está em relação ao conteúdo end game, no caso especificamente Earth Tower e se seria possível solmiki com ela.
Reply
Jul 28th 2017 06:57:18
@Alerax

É possivel
Mas eu nao indico muito a Miko
Simplesmente pq ela ta valendo mais pra dano do que pra support
As unicas estatuas do diev que tao compensando manter clap sao silence da carve ash tree e a Ausrine

Taoist da hide e acaba sendo mais util ae for por esses dois pontos

Logo eu recomendo ou a chaplain doctor pra support ou o sadhoctor pra dano

Amigo o dievdirbys n morreu mas o potencial de dano caiu drasticamente.

A quest n ta mais tao valendo a pena - muito trabalho pra um retorno razoavel

A classe n ta morta - veja bem. Ainda há pontos fortes. Sadhu nao imuniza como Ausrine, priest chaplain nao da Silence como a carve tree. Porem, o carve doctor é um anjo caído. Nossas asas se foram.
Reply
Jul 26th 2017 19:30:24
@Soratori, em relação ao End Game, é melhor usar uma Skull Smasher/ Viena Mace ou Windia Rod / Heart of Glory? e uma dagger influencia no dano de incineration + black death?
Reply
Jul 28th 2017 06:52:50
@redsonsale

Daggers influenciam sim
Quanto mais propriedade elemental mais util
Alem tem sockets pra gema azul - mais m atk

Quanto as armas, em ordem do mais útil pro menos: Heart of glory > Skull Smasher > Vienarazis > Windia
Reply
Jul 16th 2017 18:18:47
@Soratori, tudo tranquilo, adorei esse seu tutorial, estou seguindo ele, porém fiz uma adaptação, não tive paciência pra fazer quest de Miko e preferi usar Priest no R6 por conta do ressurection, como vc mesmo explicou ser melhor pra end game party, a minha dúvida vem em relação aos Stats, não tenho foco em ser o top damage da DG, quero prover bom dano e um bom suporte, então eu deveria investir em INT-SPR-CON e se sim, mais ou menos em qual proporção? Abraços e parabéns pelo trabalho
Reply
Jul 16th 2017 18:21:31
@Soratori, e mais uma coisa, como não estarei com o Charm da miko, devo colocar beak mask 3?
Reply
Jul 23rd 2017 04:14:39
@redsonsale

Beak mas pelo menos 1
Nesse caso pode focar Con > Int numa proporçao 3:2 pra durar mais tempo e n morrer

Spr n é mto util se n for priest c3
Reply
Jul 8th 2017 20:30:40
@Soratori, se eu optar pela build do Shadoctor quais atributos eu deveria focar ? Os equipamentos continuam os mesmos? Help pls ! gostei bem mais da build do shadoctor
Reply
Jul 13th 2017 17:19:00
@Lord Raoh

Sadhoctor é full INT
Priorize ataque magico o maximo que puder.
War mage, pevordimas rod, pajoritas dagger e archmage bracelets com max penta é o que há até conseguir lolophanter e vieranazis / heart of glory.
Reply
Jun 21st 2017 17:00:19
@Soratori, essa build é a que você recomendaria para quem ta começando e gostaria de fazer um build com Dievdirbys? tipo, eu acho interessante as estatuas e quero criar um, foco 100% em pve, quero poder solar coisas como dg pra farma silver, quero ser chamado para et e farm em hg. você recomenda exatamente como está ai ou faria alguma mudança?
Reply
Jun 21st 2017 23:19:37
@HeeroYui

Olá amigo
Então, como você tem zero de interesse em pvp no caso de uma build pra farm, eu posso te fazer algumas observações:

1 - Tira 1 ponto em disenchant, tira um ponto em beak mask. Com esses dois pontos você vai por 1 em healing factor e 1 em bloodleting, ok?

2 - Sua build precisa de 0 con. 0 mesmo. Full INT.

3 - Pra farm e damage o Sadhu tá mais preciso.
Reply
Jun 22nd 2017 15:55:13
@Soratori Você tem uma build de sadhu?

Tipo eu nunca fiz pvp, e não tenho interesse mesmo, mas so por curiosidade, pvp da algum tipo de recompensa?
Reply
Jun 23rd 2017 03:44:02
@HeeroYui

Não, não dá recompensa.
E sim, tem uma no próprio guia, seção dos combos alternativos com o PD. Só dar ctrl F e pesquisar Sadhu
Reply
Jun 11th 2017 00:05:17
O q vc acha sobre colocar Taoist no final da build? Fica viável?
Reply
Jun 11th 2017 00:13:57
@jonathan164 esse Taoist no caso seria na build do sadhu!!!
Reply
Jun 11th 2017 01:27:32
@jonathan164

A melhor forma de você usar ele com taoist seria

https://tos.neet.tv/skill-planner#41333666h.152535.253a4f5a65.1e214f5a65.1155617385

Onde você abdica de plague doctor pra ter o c3 de Krivis
Aconselhado ter TAoist pra dps com o Krivis
Zaibas tá bugado
Você pode tentar mas depender só de sadhu com taoist nãovai te dar bom dano
Realmente precisa de Zaibas


Outra forma pode ser o support onde você realmente incentiva o hide do dark sigh e effort de elementais com three disaster

A unica forma
Fora disso não é viável
Caso queira retirar o Sadhu e ter um taoist decente tem um jeito melhor

Que seria


https://tos.neet.tv/skill-planner#4112333ah.1a2a345561.253545.253a4f5a65.13223585.1155617385

Onde voce tem ress pra earth tower e o pardoner extende o debuff do divine stigma pra poder dar tempo de matar mesmo com storm call em cooldown

Expande o tempo de int aumentada com melstis e se prepara pra matar mob



Um hybrid entre damage e support que pra mim seria a melhor opção tá em:
https://tos.neet.tv/skill-planner#41133322h.1a2a345561.253a4f5a65.213a45546595.1155617385

Novamente você n vê Sadhu aqui heaheahea
Mas assim
SadhuKrivisTaoist pode funcionar
Mas cuidado com o Zaibas
Ele tá bugando com alguns
Com outros tá ok
O dano é bom
N é o melhor mas é bom
Com essa rotação pode ser interessante

Mas nessa build com doctor não rola n
Reply
Jun 11th 2017 03:04:04
@Soratori AFF q Pena q não fica tão bom pq eu adoro a roupinha do Taoist '-'

Reply
Jun 10th 2017 19:57:53
Olha, eu não tenho a mínima idéia de como jogar com o PLague Doctor. Como espalha a praga para usar incineration? Eu estou dando uma lida na parte do plague doctor e não entendi ainda. Pode me ajudar?
Reply
Jun 9th 2017 20:35:27
@Soratori Me tira uma duvida ?
Meu foco é em full PVE, queria saber se posso mudar os pontos ?
eu ia tirar o Beak Mask, Disenchant, Fumigate e Bloodletting pq são skill mais focado em pvp, como vou fazer full pve eu ia por o Pandemic com 10 ponto, vale a pena ?
Reply
Jun 10th 2017 21:25:57
@renanborogames

Seguindo essa build você never never never NEEVER vai precisar de mais do que 3 pontos em Pandemic.
Porque? Muito muito simples - a peste é a única coisa que você vai passar por pandemic e ela já passa naturalmente. A PAndemic acelera isso ou passa pra mobs mais distantes.

Você pode tirar?
Sim.
Mas pra por na healing factor.
Que fica muito boa mesmo em leveis mais altos.
Sim, o beask mask e disenchant são mais pra pvp. Mas ainda sim tem suas utilidades. Não que sejam realmente vitais pro funcionamento, não são.

Agora Bloodleting eu já acho muito importante ter pra pve. Acredite há mapas que ficam impossíveis com tanto freeze e blind.
Reply
Jun 8th 2017 20:54:03
Olá, sou newbie no jogo, portanto, não tenho idéia de como proceder quanto a prioridade de compra dos atributos de cada classe, vide Cleric/Dievdirbys/Miko/Plague Doctor, pois não tenho muito silver a disposição.

Se não for muito incômodo, você poderia listar quais atributos são prioritários para compra? Por exemplo, os 5 principais atributos de cada classe? Procurei bastante essas informações, mas não consegui encontrar nada satisfatório, infelizmente.

Fico com receio de investir errado, pois várias são muito caras e tem 50-100 levels, logo irá demorar bastante para que eu tenha silver o suficiente para comprar absolutamente todas.

Aguardo resposta, e deixo desde já o meu agradecimento pela build e as informações a cima!
Reply
Jun 10th 2017 21:23:22
@Soulforged

1 - Primeiro, tenha Token. Isso vai te poupar muito tempo. Se não tem token, o dinheiro vai pra compra do token. Esperar horas pra uma passiva upar 1 lv é uma morte horrível.

2 - Você precisa REALMENTE de poucas pra funcionalidade da build. E essas em sa maioria são caras. A do Plague doctor mesmo é 660 k de Silver em um único level.

3 - A lista:
~ Cleric
> Hit count block da safezone
> Aumentar o range da safezone
> Desligar o dano da heal [sim, mto útil]


~ Dievdirbys
> Dar efeito de slow e reduçao de cooldown no range da Laima


~ Miko
> Craft Ominori [isso é mto bom pra proteger de bad status, porem caro]

~ Plague doctor
> Aumentar o range da pandemic
> Disenchant remove gear

Pra build funcionar 100% é isso, de resto são as de aumentar dano
Eu tenho 50 black death 50 incineration 50 hamaya 50 heal 50 cure e passei a investir nas outras coisas pós isso.




Reply
Jun 7th 2017 04:26:52
Ola Soratori, estou seguindo esse guia de build e fiquei na duvida do seguinte, eu realmente preciso fazer a quest da MIKO assim que pegar Rank 6 ou posso ir evoluindo e depois posso pegar?

Sobre O Sadhu realmente vale seguir ele? porque eu peguei os 3 de Diev e não sei se fiz besteira.
Reply
Jun 8th 2017 01:25:27
@celsodiniz

Sim, Sadhu tá incrível. É o melhor DPS das citadas.
MAs, o support deixa a desejar. Tanto cleric 2 > priest como cleric c3 vão ter um bom papel de healer, mas é nisso que ele ajuda - prevenção de bad status com bloodleting e heal.

É suficiente pra quase todo o conteúdo do game, menos earth tower.

Enfim, todas as 3 valem e muito. Vai depender do seu estilo de game. Eu to começando a querer testar bokor novamente depois do rework que teve [aparentemente as escuras] e efiggy foi buffado. Veremos. Trago o feedback assim que possível.
Reply
Jun 8th 2017 01:28:17
@celsodiniz

Sobre a Miko

Bem o plague doctor você só pode pegar do r7 em diante. Deve pegar a Miko antes. Como só libera no r6, caso vá fazer essa build faz-se sim necessário a Miko no r6.
Reply
Jun 8th 2017 03:31:33
@Soratori no caso a Miko é obrigatoria se for seguir com 3 diev?
Reply
Jun 8th 2017 04:21:20
@celsodiniz

Não que é obrigatoria, mas da mesma forma que eu considero o Chaplain um c4 de priest, eu considero a Miko um dievdirbys c4.

Extensão das estátuas e sweeping fazem a diferença nesse rendimento. É obrigatório? Não.
Traz sinergia? Sim.

Como mencionei pra um guri aqui abaixo, você tem outras opções viáveis também.

Oracle pode ser uma indicação pra lidar melhor com dievs inimigos e sobreposiçao de estátuas.
Cleric c3 pode te trazer um heal bomb bom já que o diev tá ausente em dano.
Priest 1 te libera ressurrection - essencial em end game nas caves como earth tower e afins.

Reply
Jun 9th 2017 01:02:25
@Soratori Valeu pela resposta, vou tentar fazer a quest da Miko, caso nao consiga vou se Priest pelo ressurrection .
Reply
Jun 7th 2017 03:10:58
Olá!! É minha terceira vez comentando, mas preciso saber de uma coisa. Nos equipamentos você cita os rods de 270 e 315, não seria melhor algum mace ou eles funcionam bem ? Eu devo comprar/dropar Pevordimas ? Não seria melhor o mace ???
PS: Eu fiquei muito em dúvida se seguia essa build ou não, mas eu tomei coragem e criei um seguindo suas dicas e não me arrependo. Adoro meu personagem, amo jogar com ele e graças a sua build. Muito obrigado <3
Reply
Jun 8th 2017 01:31:07
@YellowEve

Por nada <33

Olha, eu vou te ser bem sincero - maces são que nem pato.
Todas as maces são que nem pato.

Pato voa, pato nada, pato corre. Pato faz de tudo.
Mas pato não nada tão bem quanto um peixe.
Não voa tão bem quanto um beija flor.
Não corre tão bem quanto um cavalo.
Ele tem tudo. P ATK e M ATK. Ambos mas não tem mais P ATK que uma sword e não tem mais M ATK que uma rod.

Nunca.

Em nenhum caso.

Pra todos os leveis.

Então uma pevordimas mace tem M ATK e P ATK mas não tem mais P ATK que uma pevordimas sword e não tem mais M ATK que uma pevordimas rod.

Como teu caso é em spell, rods sempre. :D
Reply
Jun 9th 2017 05:11:11
@Soratori Obrigado pela explicação!! No segundo slot eu opto por Shield ou dagger ?
Reply
Jun 9th 2017 23:31:26
@YellowEve E Windia Rod é uma boa arma pra se ter de end game ? Desculpa. Muitas perguntas
Reply
Jun 10th 2017 21:18:25
@YellowEve

Windia rod por enquanto é a arma com melhor custo-benefício pro seu end game.
Sobre o segundo slot, você DEVE ter ambos.

Porque?

Ora, a passiva que o cleric master te libera de switch. Você pode manter a configuração Rod + dagger pra causar dano OU Rod + Shield pra situações em que precisa ser mais defensivo.

Casos de escudo interessantes são em progressão de level : Didel Tower Shield > Lionhead

Casos de dagger interessantes são em progressão de level: Venom > Pajoritas
Reply
Jun 7th 2017 01:15:26
Eaw blz? tem como encaixar kabalista nas duas 2 classes?
Reply
Jun 8th 2017 01:33:30
@Nyatenshi

Sim e não. Depende do seu foco. Pra dano não é saudável substituir o Plague doctor. Caso realmente queira, o Kabbalist 1 Inquisitor pode ser uma saída. Mas ainda sim isso é mais pra pvp do que pra pve.
Reply
Jun 7th 2017 01:04:58
Hey vc poderia me dizer quais status e equipamentos pra build do sadhu plßsss
Reply
Jun 8th 2017 01:34:44
@jonathan164

Full INT
War mage até conseguir lolophanter
Dagger> Shield
Rods rotativas conforme o lv, end game o pevordimas até conseguir as armas de practonium
Encantamentos com M ATK sempre, agny > outros até conseguir regen de HP decente. Aí o animus substitui.
Reply
Jun 5th 2017 00:37:36
Existe alguma outra opção alem do Miko ?
Reply
Jun 5th 2017 00:42:36
@fcpitzer02
Olá amigo

Sim sempre há opções meu caro, hahaha.

Oracle pode ser uma indicação pra lidar melhor com dievs inimigos e sobreposiçao de estátuas.
Cleric c3 pode te trazer um heal bomb bom já que o diev tá ausente em dano.
Priest 1 te libera ressurrection - essencial em end game nas caves como earth tower e afins.
Reply
Jun 5th 2017 16:10:33
@Soratori @Soratori obrigado amigo, aliás parabéns pelo tutorial, ta excelente. Eu queria saber um substituto pro Miko por causa da quest msm RS, n tô conseguindo Farma grana pra pagar um Oracle pra mudar o sexo do meu char RS
N tenho muito tempo pra jogar por isso n queria ficar agarrado nisso rs
Reply
Jun 5th 2017 00:18:01
Olá,eu sou novo no tos,queria saber como ficaria uma distribuicao de pontos,porque nao entendi muito o que voce escreveu,por favor me ajude obrigado.
Reply
Jun 5th 2017 00:34:44
eu faco 3/2 CON/INT ?
Reply
Jun 5th 2017 00:36:45
@drumonlopes

PVP CON > INT
PVE full INT no máx 50 CON
Reply
Jun 4th 2017 06:23:19
Olá. Tudo bem? Eu gostei da sua build, porém achei o link do Sadhu e achei muito massa. Gostaria de fazer aquela build. Segue os mesmo princípios? Como eu faço a distribuição de pontos? Posso seguir com os mesmo equipamentos?

Desde já agradeço a atenção!!!!
Reply
Jun 4th 2017 17:02:34
@eduferreira26

Sim amigo full INT
No max 50 CON mas dependendo dos equips você consegue HP suficiente pra não precisar dessa pontuação.

Have fun. :)
Reply
May 29th 2017 19:12:14
Eaw blz? entao eu tenho uma duvida
Eu gostei da build mais queria mudar os 2 ultimo rank for kabalista, a build continua funcional se eu fizer isso?
Eu to muito na hype de ter um kab e sempre quis ter um diev.
Reply
May 29th 2017 13:02:41
Bom dia, gostaria de parabenizalo primeiramente, um ótimo tutorial, sempre atualizado, da pra se notar quer vc realmente gosta e entende da classe dos cleric e suas variações.
Bom tenho testado incansavelmente builds cleric tbm e seu tutorial tem sido um norte Pra mim, gostaria de tirar umas dúvidas. .. opitei pela versao com priest, chaplain e PD2..Vi vc dizendo que ela é a mais votada pro suporte, e sim ela tem muito suporte, porém achei o dano dela muito bom ( não tanto quanto a build sadhu e bokor), mas tem ótimo aoe de PD2 e da skill maguns. .E para bos e single target seus AA são ótimo eu tenho 3 linhas de damage ( aspergilum, ataque basico e consagração ) e no leve 315 com uma catacombs club. .tiro 15 k em casa ataque.... enfim gostaria de dicas para equipamentos ... arma acredito que skull smasher seria a melhor afinal sou spr. Mas é para anéis? E colar? Será que o agni seria melhor? Gostaria a vc de se sua opinião e falasse com um pouco mais de detalhe dessa builds ... Desde já agradeço sua atencao
Reply
May 31st 2017 15:29:26
@orionodin

Olá amigo!
Então, a questão do potencial pra support vs dano dessa build é que ela escala bom com SPR
E não com INT
Mas o dano base das skills escala diretamente com o seu M ATK
O que faz com que tenham potencial menor não só na INT como na base das skills

MAS,
Em contrapartida,
Blessing escala muito bem com a SPR
E isso te soma pelo menos 2 k de dano no end game
O que pra um full INT acaba sendo uma quantidade quase tão alcançada quanto se não tiver bem equipado,

Assim o dano é quase o mesmo
E ainda tem os prós de resist a status ailment e uma quantidade de SP muito boa

Ou seja por isso ela é uma boa pedida tbm
Pq como o plague doctor [<3] Tem muito hit count nas skills e exorcise é debuff, você hita muito e toda hora em AoE e com o blessing isso hita muito alto.

No seu caso amigo tudoo que dê SPR e deffense/magical deffense
Você deve ser o último a cair. Todo healer aliás
Com mass heal e heal deve ser suficiente a rotação
Pra DPS não acho que seja seu foco alvo porque você depende mais dla blessing, mas sim skull smasher é uma opção mto válida, boa sorte nesse craft.

Eu aconselho rhevisan, Terralion ou max penta. Set lolopanther ou até o encontrar o que dê maior quantidade de SPr
SPR for the win!


PS - notoriamente shield é melhor, mas como há fácil troca de equips, uma adaga que te dê SPR ou muito proprierty elemental attack é [[[MUITOI]]]] bem vinda
Eu aconselho a Venom dagger.
Reply
Jun 8th 2017 17:51:58
@Soratori nessa build com chaplain full str, quais cartas seriam melhor usar?
Reply
Jun 10th 2017 21:15:03
@orionodin

Cuidado amigo, não é strong, e sim spirit. SPR, e não STR.

As cards recomendadas seriam nuaele ou gray golem pra fortalecer seu lado defensivo. Support deve sempre ser o ultimo a cair.
Reply